quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008! :D

Eis que mais um ano se finda...

Olhando tudo que se passou vejo que em termos de escrita continuo na média, (e isso não é bom.. heheh) tive 84 posts escritos (com esse) contra 85 do ano passado, mas ao meu ver o conteúdo ficou mais apurado e isso sim é bom... :D


Também saí das 1.700 visitas de 2007 para 31.800 esse ano... :) É claro que é muito pouco quando comparado a blogs q fazem 200.000 visitas num único dia, mas foi muito bom saber que algumas pessoas se beneficiaram com alguns posts como "A intalação do Xp no eeePC", ou ainda sobre os drives dos notebooks Acer, ou melhor, segundo o google analytics, esse seria o top 10 dos posts que fiz:

1.
View this link /2008/02/instalando-o-xp-no-eeepc-traduo.html






2.
View this link /2008/05/drivers-notebook-acer-aspire-5050-3233.html






3.
View this link /2008/02/drivers-para-sony-vaio-vgn-sz650nc-e.html






4.
View this link /2008/07/notebook-cce-win-com-hd-sata-e-windows.html






5.





6.
View this link /2007/04/lrc-pscoa.html






7.
View this link /2008/07/usb-mass-storage-no-motorola-w230b.html






8.
View this link /2008/05/symantec-ghost-com-hd-sata.html






9.
View this link /2007/12/dica-de-monografia-feijo-com-arroz.html






10.
View this link /2008/01/agora-simmmm-ati-radeon-xpress-200m.html







Esse ano também inventei de traduzir alguns posts que vi na Net, no intuito, é claro, de aprender um pouco mais sobre a língua e de quebra ajudar quem ainda não a domina.

Mudei de vez para o Linux, mais especificamento a distribuição Ubuntu, tudo graças aos colegas de trabalho.

ahhh... fiz uma viagem de moto que desejava a muito tempo.

Aprendi um pouco mais sobre o Rails.

Fiz amizades nos lugares mais distantes do Brasil.

Usei pela primeira vez o Mac OS X (mesmo que sendo o Hackintosh)... :D

Enfim, se eu fosse lembrar de tudo seria mais 1 ano só pra escrever... :)

Assim, quero apenas agradecer a todos de uma forma ou de outra chegaram a esse humilde blog e leram alguma coisa, e ainda a todos que me deram algum tipo de feedback, esses eu desejaria apertar a mão.. :D

No mais vamos esperar pra ver o que 2009 nos reserva...


Feliz Ano Novo a todos!

[]'s

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Rails for Dummies 06

Conheça todos os "comandos" do Rails!

Dias atrás algumas pessoas me perguntaram como fazer pra conhecer "todos os comandos" do Rails.


Bem, isso é um tanto complicado de dizer visto que à medida que o usuário adiciona novos plugins, etc, ao projeto esses comandos vão crescendo além dos comandos básicos. Mas isso é bem simples de se resolver.

1o) Todos os comandos baseados em "ruby script/generate" (ou "script/generate" para linux/mac) são simples de saber. Basta digitar o comando "ruby script/generate" e esperar o Rails "cuspir" as dicas no seu prompt. Observe que ele mesmo informa "Usage: script/generate generator [options] [args]", e abaixo algumas dicas e opções que podem ser usadas em conjunto com o comando. Assim na mesma dica ele informa que os generators instalados são: controller, integration_test, mailer, migration, model, observer, plugin, resource, scaffold, session_migration.

2o) Com a dica acima segue-se o mesmo padrão para qualquer gerador. Fazendo o teste "ruby script/generate controller", temos novamente o rails cuspindo no prompt a dica de como usá-lo: "Usage: script/generate controller ControllerName [options]" e logo abaixo algumas dicas e opções que podem ser usados em conjunto com o comando.

Dessa forma é possível saber todos os possíveis comandos que o Rails disponibiliza para o desenvovimento via generators.

3o) Além dos generators temos as tarefas RAKE, que fornecem comandos para que sejam executadas tarefas específicas no projeto. Assim, digitando "rake -T" no prompt, surgirão todas as possíveis tarefas disponíveis para o projeto, incluíndo tarefas de plugins instalados.

Acho que é isso, com esses pequenos detalhes você conhecerá a grande maioria dos possíveis comandos disponíveis para trabalhar em seu projeto.

É isso! T+!

[]'s

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Letra Permanente no Pendrive / USB Mass Storage (Resolvido)!

A tempos que na empresa em que trabalho temos problemas com a letra da unidade escolhida pelo Windows quando um pendrive é plugado.

Todo problema é devido existirem diversos mapeamentos de rede que ocupam as letras à partir da "F:", assim, se um computador possuir um HD com duas partições (C: e D:) e um CD-Rom (E:) isso acaba na maioria das vezes por não deixar que o pendrive ao ser plugado apareça como faria normalmente.

Por conta disso, sempre tinhamos que ir no gerenciamento do computador >> gerenciamento de discos e alterar a letra da unidade para uma que estivesse livre. Ok, até aí tudo normal. O detalhe é que quando é plugado um outro pendrive o mesmo procedimento deve ser feito para que se corrija o problema.

Agora imagine acontecer isso em uma empresa, com um computador coletivo e por cima com restrições para o usuário. Aí já viu, é trabalho de português, todo usuário que quiser utilizar seu pendrive teria que pedir a alguém com autorização para fazer tal procedimento.

Resumindo, depois de dar uma girada na Net encontramos uma solução que até agora parece ter funcionado. Na verdade é tudo muito simples. Como já era previsto existe uma chave no registro [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\MountedDevices] que armazena a letra que você está usando para os dispositivos USB Mass Storage.


Assim, como ele registra essas letras, ele dá "preferência" de utilizá-las quando um dispositivo é plugado. No nosso caso, o que estamos fazendo é alterando o drive de CD-ROM para a unidade "Z:", e logo em seguida apagamos a chave "D:". Dessa forma o windows acaba por dar preferência de ativar a unidade "D:" novamente para os dispositivos USB Mass Storage.

Bem, é como falei, não fizemos testes exaustivos ainda, mas tem dado certo.


[]'s