terça-feira, 26 de maio de 2009

O Matuto Empreendedor!

Acabei de ler o livro "O matuto empreendedor" de Maciel Teixeira Lima, que por acaso é um colega aqui da cidade.

O que posso dizer é que essa pessoa realmente fez por merecer, e quem o conhece sabe que não há "perfumaria" no livro.

No mais, é esperar que ele escreva outros e outros livros.

Parabéns Maciel!

domingo, 24 de maio de 2009

Paulo Afonso - Globo Esporte!

Cobertura sobre os saltos de Sabiá apresentada no Globo Esporte. Matéria feita aqui na "minha cidade", na época em que as cachoeiras estavam abertas.



Aqui estão outros vídeos que também foram produzidos em Paulo Afonso - BA.

Comercial TIM




Comercial Pepsi




Ê cidade abençoada.... :D

quinta-feira, 21 de maio de 2009

StartUp!

Acabei de ler o livro StartUp e fiquei com a sensação de "YES, WE CAN!"

O livro é legal, ou melhor, as entrevistas são legais, afinal, o livro em si é isso, entrevistas com celebridades da área de tecnologia que iniciaram como startups.

Uma das entrevistas que me chamou bastante atenção -- já que praticamente todas são muito boas -- foi a de Steve Wozniak, o co-fundador da Apple. Pelo que dá pra sentir e esse cara é um "alucinado" da área de eng. de hardware, e como sempre achei a área de eletrônica muito fascinante, acredito ser a primeira vez que vejo alguém que realmente parece conhecer o assunto, e não apenas juntar plaquinhas pré-fabricadas.


Fora essa sensação, uma outra que fica é a de que fora do Brasil, tudo gira em torno do mercado de ações. Não sei se isso é uma camuflagem do livro, mas acredito ser isso mesmo, talvez nossa filosifia é que não acompanhe o restante do mundo.

Um outro aspecto que gostei muito foram as histórias de cada um dos entrevistados, pois, como eu nunca tinha procurado saber como tudo tinha acontecido com alguns deles, esse livro acaba fazendo uma retrospectiva do que aconteceu no início da era WEB, mostrando como as atuais maiores empresas foram iniciadas.

Finalizando, ao meu ver, tudo gira em torno do ter visão, estar na hora certa, no momento certo e ser bom no que faz. Juntanto essas premissas básicas "seu negócio" vai bombar. Agora uma perguntinha: Como estar no lugar certo, e na hora certa? Pra mim, a resposta final pra o livro todo é, você tem que ter SORTE!

[]'s

terça-feira, 19 de maio de 2009

Faça o que você gosta e algo mais!

Após ler alguns posts de colegas e pessoas que admiro (1, 2, 3, 4) resolvi falar um pouco sobre o assunto também. :D
Toda essa história de fazer ou não faculdade, sempre acaba gerando um blá blá blá extra em qualquer situação. No meu caso sou suspeito em falar sobre o assunto, mas esse que vos fala tem uma trajetória bem comum.


Eu, não diferente de muitos, cresci fascinado por tecnologia, e pra resumir a história, após ter finalizado meu "segundo grau" no interior da bahia, comecei a me dedicar a área de informática. Foi aí que descobri que o primeiro curso formal de téc. em informática estava a iniciar em minha cidade.

Resolvi fazer, e então todo um mundo novo se abriu, descobri a área de desenvolvimento, e adorei poder "conversar" com o computador. Após o término do curso iniciei faculdade em Matemática, mas logo desisti por perceber que não gosto de números, gosto sim de resolver problemas reais.

Nesse meio termo, já estava ensinando no mesmo curso técnico em que estudei. Foi aí que surgiu o curso superior em Sistemas de Informação, não tive dúvidas e adentrei de cabeça, afinal, como um dos colegas falou, comecei a fazer a faculdade pra conhecer mais a fundo todos os ramos que envolvem nossa querida área de tecnologia, pois, aprender nunca é demais.

Durante o período em que estava fazendo faculdade tive que deixar de ensinar, mas, gostei muito da experiência, transmitir conhecimento realmente me realiza, e, após o segundo ano fui convidado a gerir o setor de tecnologia da própria faculdade.


A experiência foi fantástica, aprendi muito, tanto na área de técnica como na área de pessoal e gerência. É óbvio que não foi fácil administrar o tempo, afinal eu chegava 07:00 da matina e saía as 23:00 todos os dias, mas a vontade e persistência venceram as dificuldades.

Após esssa fase, e antes que eu terminasse a faculdade, recebi uma carta de convocação para trabalhar em uma hidrelétrica (no setor de informática), na verdade tinha sido um concurso que eu tinha prestado a uns 3 anos atrás e praticamente já tinha esquecido. Bom, resolvi sair da gerência e voltei a ser "peão", agora como concursado (que já é um outro grande tema para debate).

Com isso fiquei mais tranquilo para finalizar minha faculdade, que por sinal, tive meu trabalho de conclusão muito questionado por estar bem fora dos pardões tidos como formais, mas isso não vem ao caso agora.

Não satisfeito, assim que terminei o curso entrei direto em uma pós-graduação, na intensão de poder mais a frente voltar a ensinar, e quem sabe em uma faculdade. E para minha surpresa, 6 meses antes de eu finalizar minha pós, fui convidado a lecionar na faculdade em que estudei, isso tem me feito muito feliz, como eu disse, adoro lecionar.

Nesse exato momento, estou finalizando minha pós-graduação, mas, não me vejo diferente de ninguém, nem melhor, nem pior. O grande detalhe é que não quero parar, nunca, jamais. Tenho feito alguns estudos e pretendo tentar algumas coisas na vida ainda, uma delas trabalhar home/office e quem sabe empreender. Se precisarei sair do emprego atual, não sei, mas se precisar o farei sem sombra de dúvidas.

A lição que fica pra mim é que fazer o que é bom e cômodo é fácil, persistir todos devem, parar nunca, aprender nunca é demais, e fazer algo a mais todos deveriam tentar.

Óbvio que esse texto não é dos melhores, não tenho vocação pra escrever, mas são palavras que ao menos podem servir pra reflexão, afinal, como já falou uma outra pessoa por aí, escreva, escreva, escreva, isso só vai te fazer bem!

[]'s

sábado, 9 de maio de 2009

A cabeça de Steve Jobs!!!!

Acabei de ler o livro citado no título. Na verdade a algum tempo já queria ter lido, mas só agora arrumei um tempinho. Bem, queria aproveitar para falar um pouquinho sobre ele. Então vamos lá!


Em minha visão, o livro acaba por ser bom, mas longe de cobrir minhas expectativas já que ele aparece em alguns lugares como um dos mais vendidos.

De forma bem resumida, gostei de muitos tópicos apresentados, mas, achei que o autor pecou em frisar muito alguns pontos, pois, em alguns momentos achei o livro um pouco repetitivo a cada capítulo.

Também achei que o livro se for lido por uma pessoa que não seja da área de informática vai ficar um pouco perdida com muitos termos e histórias "sem graça", muitas delas interessantes geralmente para profissionais do ramo.

De qualquer forma, em suas entranhas dá pra se tirar muita coisa boa e realmente atestar como funciona "A cabeça de Steve Jobs"!

é isso...

[]'s

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Flickr desiste fácil demais! :D

Clique na figura abaixo e observem com detalhe.


Essa tela apareceu depois de eu estar tentando procurar exaustivamente algumas fotos no flickr.
Sem comentários! :)