quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

iSight / Webcam ligada direto no Macbook


Ontem ao ajudar um colega a instalar o Snow Leopard em um Macbook, tive a surpresa de logo após finalizar a instalação perceber que a webcam/isight permanecia ligada o tempo todo, e ao testá-la no PhotoBooth vericifamos que a mesma não funcionava, ficando apenas uma tela escura.


Após algumas buscas descobrimos que isso é um defeito já conhecido e para resolver é bem simples. Basta seguir os passos:

1) Desligar seu macbook
2) Retirar a bateria e a alimentação externa

3) Segurar a tecla Power por 5 segundos sem a bateria

4) Colocar devolta a bateria
5) Religar o macbook


Pronto!

Seguindo os passos acima obtivemos o resultado esperado.

Agora é com vocês!

[]'s

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Como compartilhar facilmente sua conexão wireless no Ubuntu 9.10

Esse artigo é uma tradução/adaptação do original "How to easily share your wireless connection in Ubuntu 9.10"

========================

Usuários do Ubuntu são adeptos a tutoriais e How-tos. Entre a página oficial de ajuda do Ubuntu, os Foruns Ubuntu e a nossa própria Bíblia Ubuntu MakeUseOf, talvez qualquer problema possa ser resolvido. Talvez.

Recentemente eu tentei configurar meu notebook no meu trabalho para compartilhar a conexão sem fio de Internet via Ethernet. Isso pode ser um pouco confuso, então permita-me comentar. Eu trabalho para a "Carbon Neural Computer Repair Company", então regularmente eu tenho computadores de pessoas na minha casa. Eu trabalho nesses computadores em meu trabalho, onde eu não tenho uma conexão cabeada para a internet. Eu no entanto tenho uma conexão sem fios e um laptop com o Ubuntu na minha mesa de trabalho que conecta a Internet.

O que eu precisei fazer foi plugar meus computadores clientes no meu laptop e assim ter acesso a Internt. Quando eu tentei procurar como compatilhar a conexão sem fios nesse sentido, eu primeiramente encontrei um série de instruções enigmáticas - geralmente girando em torno do excelente firewall Firestarter - nehum dos quais funcionou pra mim no Ubuntu 9.10

Mas não se preocupe - esta é uma simles forma de fazer isso, e eu percebi acidentalmente enquanto seguia os vários conjuntos de instruções que encontrei. Como um serviço para a comunidade Ubuntu, este é um simples guuia passo-a-passo de como compartilhar sua conexão sem fios através de sua porta ethernet no Ubuntu.

Passo 1: Edite as Conexões de Rede


No seu painel do topo, ao lado do relógio e no seus ícones de sistema, você verá seu indicador de rede. Quando quando você está conectado na rede sem fios, as barras características dizem a força da sua conexão. Clique com o direito, e então clique em "Editar Conexões".

Passo 2: Edite as Opções de Rede


Na janela que se abriu, tenha certeza que você está olhando para a guia "Cabeada". Então selecione a conexão "Auto eth0" e clique em "Editar".

Alternativamente você pode criar uma nova conexão cliando em "Adicionar", mas, eu achei mais simples apenas alterar a padrão.Apenas não se esqueça de lembrar que você alterou esta configuração no caso de você querer usar a porta Ethernet para acesso à Internet novamente, porque você vai ter que mudá-lo de volta se precisar.

Passo 3: Configurando o Compartilhamento


Aqui é onde o material começa a parecer confuso, mas não entre em pânico: não é assim tão mau. Clique nas "Configurações IPV4". Ao lado da palavra "Método:" existe um menu drop-down que permite que você escolha o modo em que o seu dispositivo Ethernet se conecta à rede. Selecione a opção "compartilhar com outros computadores".

Reinicie seu computador. Assumindo que tudo foi aplicado corretamente, você deverá agora estar apto para conectar qualquer computador a Internet através da sua porta Ethernet do seu laptop.

Conclusão

Esse certamente é um médoto mais rápido e fácil do que os métodos que encontrei procurando por como compartilhar uma conexão sem fios. Então, por que minha exploração dos fóruns e os inúmeros recursos disponíveis para outros usuários do Ubuntu não apontam isso? Bem, tanto quanto eu posso dizer, o compartilhamento de rede só foi tão fácil desde o lançamento do Ubuntu 9.10. Ninguém pediu ajuda em relação a este dado, portanto não há novas informações sobre o fórum, ou os wikis ou os diversos blogs sobre o Ubuntu.

Isso mostra que existe um limite para o que você pode aprender a usar um sistema operacional a partir de fóruns. Compartilhar de uma conexão de rede é muito mais fácil agora do que era há 6 meses atrás, mas porque ninguém está pedindo ajuda em fóruns não consegui encontrar nenhuma evidência de que isso é mais fácil agora - Vi apenas as instruções enigmáticas do passado.

Saiba que eu não quero criticar a excelente comunidade Ubuntu por sua falta de apoio, ao contrário a comunidade é a principal razão que eu uso o Ubuntu. Eu só acho que este é um bom exemplo de uma tarefa relativamente simples, você não pode realmente aprender, pesquisando no fórum.

O que você acha? Existe um caminho melhor para a comunidade Ubuntu fazer encontrar tutoriais como este fácil de encontrar? Se assim for, o que é? Vamos discutir isso nos comentários.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Feliz 2010, atrasado, mas tá valendo! ;)

Fala pessoal!

Não tive tempo de fazer uma retrospectiva esse ano, mas, mesmo na correria, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo para todos!


Espero que 2010 seja de muitas realizações para todos nós.

É isso, correndo é que se alcança!

[]'s