quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Odisséia Digital

É pessoal.. estou bem atarefado ultimamente.

Bom, o motivo do post é que estive procurando um encarte que veio na Infoexame ou Superinteressante (se não me engano) de título Odisséia Digital escrita por Max Gehringer e Jack London e simplesmente, em meio a minha gaguncinha particular, não encontrei. Aí decidi procurar na Net e CHAZAN!!! encontrei...


O encarte na verdade fala sobre os primórdios da computação até os tempos atuais (2001), e eu estava querendo dar uma olhada neles pra terminar um trabalho que estou fazendo.

Bom... a idéia é apenas que vocês conheçam o material, que é bem interssante. Vale a pena dar uma olhada.

Deixo então os links para que vocês possam baixar: Parte 1 e Parte 2

Abraço!

===============

UPDATE 02/10/2011: Como os links acima quebraram, aqui estão outros dois que achei. Parte 1 e Parte 2

terça-feira, 20 de novembro de 2007

BDDOC - Banco de Dados de Documentos

UPDATE [10/07/2011]: Agora você já pode baixar o projeto direto do github (https://github.com/jacksonpires/BDDoc). Desculpem a demora, mas é que fiquei um bom tempo sem desenvolver nada.

--------------------------------------

Banco de Dados de Documentos - BDDOC, é um software experimental desenvolvido como um estudo de caso para minha monografia: "Integrando frameworks para Desenvolvimento de Aplicações RIA (Rich Internet Applications) com Ruby On Rails e Adobe Flex Utilizando a Arquitetura MVC"

Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Sete de Setembro – FASETE como requisito para avaliação conclusiva para obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

RESUMO

Com o constante crescimento e evolução das aplicações utilizadas através da Web, empresas e profissionais procuram uma forma de portar suas aplicações para a Internet de forma que elas fiquem disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, permitindo assim um maior conforto para seus usuários. Diante das novas tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de aplicações RIA (Rich Internet Applications), escolheu-se o Ruby on Rails e o Adobe Flex, por se tratarem de tecnologias fortemente comentadas por especialistas nos últimos tempos. Esse trabalho propõe-se a mostrar o funcionamento e integração dos frameworks Ruby on Rails e Adobe Flex como ferramentas para o desenvolvimento de aplicações RIA. Para que esse estudo fosse concluído foram utilizadas pesquisas bibliográficas e também foi utilizado um estudo de caso onde foi desenvolvida uma aplicação piloto que demonstrou a possibilidade de integração entre as tecnologias estudadas. Por fim, observou-se que as tecnologias se integram de forma simples aumentando a produtividade de aplicações ricas para a Internet.


Palavras-chaves: RIA, desenvolvimento Web, Adobe Flex, Ruby on Rails.

====================================


Link para DOWNLOAD do software.

Após a apresentação publico a monografia aqui.

domingo, 18 de novembro de 2007

RejectConf SP'07

Queria ter participado, mas não deu... :(

Fica então registrado aqui o comentário do próprio Akita pra meu consolo...


Escutando Switchfoot...

terça-feira, 13 de novembro de 2007

ERMAC 2007


Nesse sábado (10/11) participei do ERMAC 2007.

Na verdade fui apenas apresentar um artigo (Análise de desempenho dos SGDBs Firebird e MySQL) que foi aceito.

O artigo foi escrito com o apoio da professora Marcília e com mais 3 colegas (Igor Oliveira, Marcus Vinícius e Flávio Marques), sem eles esse artigo não teria saído.

Na viagem também contamos com mais dois colegas que também tiveram artigos publicados no evento.

Bem, como é possível ver nas fotos não tinhamos um "mega público" (estavam presente apenas as pessoas que iriam apresentar os artigos, um total de mais ou menos 15 pessoas, que ficaram no fundão por sinal...), mas já serviu pra treinar para futuras apresentações. :D

Vou tentar publicar o vídeo da apresentação no youtube, pois nosso colega Marcus gravou. Se por acaso eu conseguir posto aqui. :D

vlw galera!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

II TECVALE

Ôpa...

Já tem uns dias que não publico nada... é... sei disso... mas é a "mono" que se aproxima e está me deixando cada vez mais doido... srrsrs...


Bom, na verdade só estou postando para não passar batido no evento do TECVALE, que por sinal, só pude comparecer nos dias 8 e 9.

O evento aconteceu de 8 a 10 desse mês e contou com palestras e com a maratona de programação (que ocorreu paralelamente).

Dia 8 (quinta-feira) aconteceu a maratona de programação, que pra quem não sabe, é uma competição onde os alunos devem resolver algorítimos e submeter para a correção, aqueles que acertarem mais algorítimos em menos tempo ganha a competição.

A maratona foi bem interessante e eu inclusive participei. O vencedor conseguiu resolver dois algorítimos. Minha equipe resolveu três, mas demos boboeira em não ter percebido espaços em branco nas entradas dos algorítimos, o que invalidou todas elas... srsrr... :(

Bem, na sexta-feira (dia 9) tivemos duas palestras, começando com uma palestra virtual -Linguagens de Programação: Os próximos paradigmas- com Ronaldo Ferraz (mantenedor do blog Superfície Reflexiva e propietário da BitBucket), utilizando a ferramenta Treina Tom (uma cortesia de Carlos Eduardo da e-Genial). A palestra foi ótima e ainda pudemos interagir com o palestrante.

Ainda na sexta-feira, tivemos a palestra com Josenildo Feijó sobre o Windows Server 2008, onde ele pôde explicar algumas das novidades desse servidor.


Bom, assim terminou a sexta-feira e não pude acompanhar o restante, pois viajei a Recife para apresentar um trabalho. No próximo post contarei a história. :D

ahh.. segue então o link das fotos tiradas no evento.

flw!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

"Hello IT !!!"

Essa foi a frase que escutei diversas vezes durante algumas semanas... Trata-se de um "mantra" que o pessoal da série "The IT Crowd" trouxe à tona. Não conhecia a série, até um colega me apresentar.

A série trata de uma equipe de suporte de TI (nerd) de uma empresa, que é comandada por uma pessoa que não sabe simplesmente nada de computadores, mas, sem ela, percebe-se que o "setor" seria um fracasso.


Após ver o primeiro episódio, não resisti, e acabei assitindo as duas temporadas, quase que de uma vez só.

Me acabei de rir com os fatos levantados pela série... "e olha que realmente acontecem no dia a dia".

Fica a dica então pra vocês assitirem e se divertirem.. "melhor ainda se assitirem com pessoas que trabalham em suporte de TI... como eu... :D" .. pra quem gosta de resenha é uma boa pedida... ;)

flw!