terça-feira, 27 de outubro de 2009

Contribuindo com um projeto Open Source! - Projeto DDTSS


Você sempre teve vontade de participar de um projeto Open Source? Pois bem, acho que sua hora chegou! :)

Recentemente fui apresentado ao projeto DDTSS - Debian Distributed Translation Server Satellite. O mesmo consiste em um sistema baseado na web que permite pessoas colaborarem com a tradução da descrição dos pacotes Debian.

Apesar de parecer um projeto bem simples, ele é de grande valia para que tenhamos cada vez mais pacotes com descrições em nossa língua nativa.

Para acessar e participar siga o link.

Se você deseja participar e não entendeu bem a dinâmica do sistema, entre em contato comigo que tentarei explicar em detalhes.

é isso, vamos contribuir!

[]'s

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Criando um hotspot wifi usando o Mac Os X

Essa é uma tradução/adaptação do original (http://maketecheasier.com/create-wifi-hotspot-using-mac-os-x/2009/10/20)

----------------------------------------

WiFi é muito comum atualmente, tanto dispositivos que suportam WiFi e locais que oferecem internet através de WiFi como serviço multiplicam-se por toda parte.

Pelo menos é o que eu costumava pensar até o mês passado, quando eu estive em um hotel com WiFi e apenas uma porta Ethernet que eu deveria compartilhar com dois amigos meus. Nós poderíamos fazer o que todos os outros estão fazendo, compartilhando a porta Ethernet, terminando nosso trabalho em um determinando tempo e passando a porta para o próximo da fila.

Ou nós podemos apenas fazer um dos computadores agir como um hotspot WiFi e deixar outros PCs acessarem a Internet através do primeiro.

Isso não é difícil para imaginar essa opção como escolha, e para nossa pequena configuração nós decidimos usar meu Mac como o roteador, uma vez que a configuração foi mais fácil nele.

Nesse post de hoje, eu vou detalhar os passos necessários para compartilhar a conexão de Internet no Mac, tornando-o efetivamente um roteador WiFi.


Configurando uma rede personalizada

Primeiro de tudo, você precisa criar uma rede onde todos os computadores irão compartilhar a conexão. Em termos de rede, isso é chamado de Rede AdHoc.

A coisa boa é que você não precisa fazer nada de especial para criar uma rede adhoc no OS X. O OS X irá induzir você quando você precisar criar uma, se você estiver usando uma interface Airpot Card (WiFi) para o compartilhamento.

Para ativar o compartilhamento de Internet, abra as Preferências de Sistema (Apple -> System Preferences) e clique em compartilhamento (Sharing).



Selecione Compatilhamento de Internet (Internet Sharing) da lista de Serviços.

No menu drop down, selecione a interface na qual está conectada a sua fonte de Internet e na lista abaixo selecione a interface na qual você deseja compartilhar a conexão com outros computadores. No meu caso, foi a Ethernet e a Airport (WiFi) , respectivamente.

O teceiro e último passo é criar a rede adhoc na qual outros computadores possam se conectar.

Clique nas Opções do Airport (Airport Options).



O OS X irá mostrar uma tela onde você poderá entrar com o nome da sua nova rede.

A menos que você queira todos os vizinhos e intrusos na sua rede, eu dou a sugestão de que você selecione a opção ativar a encriptação (Enable Encryption) e adicione uma senha (password) para a rede.

Isso é tudo que se tem que fazer. Clique OK e o OS X irá ativar o compartilhamento no seu Mac, a partir da Ethernet e da interface Airport.

A única coisa que se deve fazer agora é procurar as novas redes em todos os outros computadores que precisam conectar, e nossa rede adhoc deve ser mostrada na lista. Selecione e entre na rede.

Todas as máquinas cliente devem agora estar aptas a iniciar o navegados e elas devem estar diretamente conectadas através da WiFi.


[]'s