domingo, 9 de março de 2008

Wi-Fi Grátis em Paulo Afonso - BA ???

É isso mesmo mesmo que você leu!!!

Hoje (09/02/2008) foi liberado para a comunidade paulafonsina o acesso à internet por meio de Wi-Fi na famosa praça do Belvedere.


Pra quem não conhece a cidade, o Belvedere é uma praça que fica às margens da represa das usinas hidrelétricas 1,2 e 3 da Chesf, e é um local muito frequentado por todos nos finais de semana.


Para acessar a internet não é preciso fazer nada além de levar seu laptop, o acesso realmente é irrestrito. Não cheguei a testar, mas obsevando colegas que estavam usando ví que tudo fluia normalmente, ou seja, é possível acessar youtube, gtalk, wikipedia, skype, etc.


Hahhh, um grande detalhe a se comentar é que a tecologia chega até o local através de WiMax (o que ainda é muito raro no Brasil) e só então é distribuída via um Access Point.

Na minha opinião esse foi um chute super certeiro do atual governo do município. Aliás, realmente nessa parte de tecnologia não podemos negar que eles estão fazendo um ótimo trabalho, investindo bastante em infra-estrutura de TI e em softwares, melhorando assim o atendimento à população.


A única coisa que podia ter além da Wi-Fi eram pontos com energia elétrica, pois não há laptop que aguente ficar mais de 2h ligados. Mesmo assim isso já é um bom começo, quem sabe daqui a alguns meses não teremos esse mesmo serviço em outros pontos estratégicos, eu sugeriria até uma parceria com cidades vizinhas como Jatobá/Itaparica que apesar de serem de outros estados sofrem com a falta de acesso a internet, talvez essa fosse uma boa oportunidade para os governos dos estados/cidades fecharem parcerias e beneficiar o mais importante, a população de seus municípios.

Fica então minha humilde sugestão... ;)

hahhh... consegui tirar uma foto com a placa "Wi-Fi" antes da mesma ser fixada... :D

E viva a tecnologia! \o/

----------------
Now playing: Skillet - Thirst Is Taking Over
via FoxyTunes

8 comentários:

Cleilson S. Gomes disse...

Jack, sua sugestão é muito boa e já tinha sido pensada, inclusive no dia da implantação estavam presentes os Secretários de Planejamento e de Obras, os quais assumiram o compromisso de não apenas instalar pontos de energia como também mesas de concreto no Belvedere para este fim, a previsão de estarem prontas é no início de abril.

Bruno R. C. Nunes (Falcon) disse...

HiJack.

Valeu, belo post.

Sabe mais sobre horários e dias específicos ou é aberto 24h?

Existem outros locais de acesso?

E para usuários residenciais, alguma esperança?

[]s

Unknown disse...

@Cleilson, @Bruno, Obrigado pelos comentários!!!

@Cleilson, muito bom!! Tomara que realmente se concretize esses compormissos, pois, com certeza a população vai agradecer.


@Bruno, o sinal fica disponível 24/7 e pode ser acessado sem problemas. Já outros locais de acesso eu não sei, ouvi comentários de um ponto no Lindinalva, mas não tenho certeza. O mais indicado é perguntar a Verlânio ou alguém que trabalhe diretamente na Prefeitura.

Vlw pessoal!

Cleilson S. Gomes disse...

Respondendo a Bruno, outro ponto de acesso livre é no Lindinal Cabral, aquela área toda está coberta, e sim, tem o projeto de Internet para a população, mas isso não é uma prioridade no momento, agora brevemente irá existir pontos na zona rural onde a população poderá acessar a internet gratuitamente.

Para mais informações acesse: http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/instalao-caminha-em-ritmo-rpido
É uma materia divulgada no Guia das Cidades Digitais, ou no Jornal O Domingo desta edição de 16/03/2008.

Abraços,

Cleilson S. Gomes disse...

Link da Materia: http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina
/instalao-caminha-em-ritmo-rpido

Unknown disse...

http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina pode ser ate boa essa ideia, mas para os ricos!!!!! mas, e os pobres que precisam destes serviços para fazerem suas pesquisas em seus estudos.....?


Unknown disse...

http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina >>
Vamos abrir novos wifi para as pessoas dos bairros tranquedo neves 1 ,2 e 3, assim como o bairros dos rodoviarios

Unknown disse...

Edson, as bibliotecas da cidade estão munidas de computadores para acesso à Internet e uso da população.