quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Rails for Dummies 06

Conheça todos os "comandos" do Rails!

Dias atrás algumas pessoas me perguntaram como fazer pra conhecer "todos os comandos" do Rails.


Bem, isso é um tanto complicado de dizer visto que à medida que o usuário adiciona novos plugins, etc, ao projeto esses comandos vão crescendo além dos comandos básicos. Mas isso é bem simples de se resolver.

1o) Todos os comandos baseados em "ruby script/generate" (ou "script/generate" para linux/mac) são simples de saber. Basta digitar o comando "ruby script/generate" e esperar o Rails "cuspir" as dicas no seu prompt. Observe que ele mesmo informa "Usage: script/generate generator [options] [args]", e abaixo algumas dicas e opções que podem ser usadas em conjunto com o comando. Assim na mesma dica ele informa que os generators instalados são: controller, integration_test, mailer, migration, model, observer, plugin, resource, scaffold, session_migration.

2o) Com a dica acima segue-se o mesmo padrão para qualquer gerador. Fazendo o teste "ruby script/generate controller", temos novamente o rails cuspindo no prompt a dica de como usá-lo: "Usage: script/generate controller ControllerName [options]" e logo abaixo algumas dicas e opções que podem ser usados em conjunto com o comando.

Dessa forma é possível saber todos os possíveis comandos que o Rails disponibiliza para o desenvovimento via generators.

3o) Além dos generators temos as tarefas RAKE, que fornecem comandos para que sejam executadas tarefas específicas no projeto. Assim, digitando "rake -T" no prompt, surgirão todas as possíveis tarefas disponíveis para o projeto, incluíndo tarefas de plugins instalados.

Acho que é isso, com esses pequenos detalhes você conhecerá a grande maioria dos possíveis comandos disponíveis para trabalhar em seu projeto.

É isso! T+!

[]'s

Nenhum comentário: