terça-feira, 8 de setembro de 2009

Rails nas Prefeituras!

Recentemente tive a oportunidade de acompanhar o uso do RoR na prefeitura aqui da região. Agora que o projeto já está a pleno vapor pude conversar com o responsável pela façanha para que ele me contasse sobre o que achou da experiência.


Confiram no trecho abaixo:

===============================

Você já conhecia o rails antes de fazer essa aplicação?

Sim, tive algum contato com a ferramenta, porém muito superficial.

O que chamou mais atenção quando você começou a desenvolver com o rails?

A questão da configuração e conveção é muito interessante, principalmente a convenção onde o código fica mais elegante e legível para outras pessoas, não existe tipo no asp ou no php, onde a estrutura de diretorios é definida de acordo com a vontade do desenvolvedor. No rails existe uma convenção onde os javascript, stylesheets, images, e seus códigos estarão onde realmente precisam estar, desta forma existe uma padronização do código, sem falar na facilidade de desenvolver, uma linguagem simples e enxuta, um framework que realmente utiliza o padrão arquitetural MVC.



Quanto tempo você levou para fazer a aplicação básica do seu projeto (sem o layout ou partes gráficas)?

Bom, para fazer a aplicação básica sem perfumarias, só o cru mesmo, levei acho que uma semana, porque os outros recursos que utilizei foram extras, ou seja, irrelevantes porém importantes para o funcionamento da aplicação.

Após fazer esse teste inicial com o rails em uma aplicação real, você recomendaria o rails como plataforma de desenvolvimento para outras empresas ou mesmo outras prefeituras?

Sim, com certeza. No meu caso o principal motivo de ter feito essa aplicação em Rails, foi justamente o tempo curto que tinha para desenvolvê-la, acreditei que com o Rails ganharia este tempo e mesmo ainda em fase de aprendizado estava certo.

Que comentários você deixa pra quem ainda não conhece o rails?

O que posso falar é que aprendam, o negócio funciona e funciona muito bem, agora o que eu costumo dizer o Rails não vai ser a salvação da sua vida, mas concerteza vai te dar uma ajuda muito grande, o resto depende de você. Ah, e outra, esqueçam essa história de comparar o Rails com outras linguagens, aprendam e ai vocês verão a diferença.

===============================

Então é isso, tá aí o primeiro case utilizando rails nos órgão públicos da nossa região!

Ahhh, o endereço do site é esse: http://e-gov.pauloafonso.ba.gov.br:8887/

Qualquer dúvida ou esclarecimento é só falar.

[]'s

4 comentários:

Thiago Varjão disse...

Parabéns caras, pelas 2 iniciativas. Tanto a utilização do rails num projeto grande como a divulgação desse trabalho são atitudes louvaveis.
Sinto que a NordesTI agora decola! Abração!!!

Unknown disse...

Parabéns a todos integrantes desta iniciativa. Continuem assim, sempre desbravando novos desafios.

P.S. Jackson Júnior, sei que vc também teve e tem uma grande parcela neste projeto,parabéns!!

Igor O. Costa disse...

E ai grande Jack, tenho que lhe agradeçer o espaço cedido no seu blog, e como o Wellington disse se não fosse por você que me deu uma força nesse projeto, teria feito em Java com Struts2 :D, mas como estava inciando com Rails precisei de uma força desse grande amigo, e o trabalho está apenas começando, temos muitas idéias para implentar nesse projeto, aguardem!

Valeu.

Unknown disse...

É isso aí pessoal! A tendência é melhorar! :D Creio que ainda vou ver essa tecnologia bem disseminada aqui na região, esse com certeza foi apenas um passo de muitos outros que virão! :D

[]'s