terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Consertando o pedal da bateria do Rock Band / Fix Rock Band Drum Pedal

Hello again!!!

Olha eu novamente... Dessa vez, escrevendo um "tuto" de como consertar o pedal da bateria do Rock Band (que tem sido meu vício ultimamente... na verdade minha válvula de escape... heheh).

Bom, não é novidade que os pedais da bateria do Rock Band muitas vezes partem ao meio deixando o cidadão na mão... Mas, nem tudo está perdido, existem diversas formas de se consertar o tal pedal, e eu fiz a minha própria depois de dar umas olhadas no que achei pela net.

Como registrei todos os passos com fotos, resolvi fazer esse tuto em PT-BR!!! :) . Segue então um pass-a-passo de como foi a façanha.

Bem, antes de mais nada, essa foi a foto que tirei logo depois do danado ter partido ao meio...


Então vamos lá!!!

PASSO 1

- Observem que na foto acima o pedal já está fora da base, mas, para isso, remova o pino de metal pelo lado esquerdo, bastando para isso apenas um martelo e um prego grosso. Infelizmente dessa parte não tirei foto, mas, o passo 9 dessa sequência pode lhe dar a exata noção do que estou falando.


PASSO 2

- Antes de mais nada, o que devemos fazer é colar o pedal (as partes que se separaram, óbvio!)

- Nesse caso usei super bonder mesmo, mas, claro que serve qualquer "super cola".

Veja como ficou...




PASSO 3

- Após colar as duas partes, consiga uma chapa de aço.

- Alguns recomendam aquele material usado no assoalho dos ônibus, mas, infelizmente eu não consegui comprar por aqui. Até achei, mas, a chapa completa custava R$ 490,00 ...hehehe Obviamente que impossível. Usei então uma chapa de ferro que meu pai conseguiu... ;)

- Bom, aí é só colocar o pedal, marcar e pedir pra alguém cortar. No meu caso, levei a um torneiro aqui da cidade e ele me entregou no dia seguinte, assim como nas fotos. Observem também que já marquei 4 furos (no olhomentro mesmo) para serem feitos no momento do corte no torneiro. Os mesmos serão usados no próximo passo.

- Sugiro que os furos sejam feitos em locais onde a "trama" do pedal não atrapalhe. Se for o caso olhe as fotos do passo 8 para ter uma noção do que falo.





PASSO 4

- Bom, depois de ter o seu "solado de metal", é hora de lixar um dos lados para que a cole fixe com mais facilidade.

- Para isso, usei um esmeril que tem aqui em casa (ainda bem que meu pai é viciado nessas coisas de ferramentaria).


PASSO 5

- Pronto, com um dos lados lixados já dá pra colar o "solado de metal" ao "solado de plástico".

- Para isso, use uma cola como Araldite ou Durepoxi Líquido, ou seja, uma cola à base de resina (daquelas que você tem que misturar pra poder usar).

- Depois de misturar os "ingredientes" é só mexer e usar uma espátula pra passar, tanto no "solado de metal" como no "solado de plástico".

- Aí é só juntar e deixar pressionado com algo durante umas 10 horas. No meu caso usei umas morsas que tinham aqui.

Aproveite pra ver quais os materiais serão usados nos próximos passos (Cola, 04 arruelas S6, 04 arrebites S6, alicate de arrebite, 2 morsas)






PASSO 6

- Bom, após 10 dolorosas horas de espera, é hora de fazer os furos no pedal de plástico, através dos furos deixados no "solado de metal".

- É claro que aqui precisaremos de uma furadeira e uma broca S6.


PASSO 7

- Nessa fase, podemos dar um acabamento ao nosso "produto", afinal, não queremos uma coisa feia e bisonha, :D. Para isso, podemos utilizar um plástico adesivo, preto fosco. Eu por acaso tenho bastante aqui, pois foi o mesmo que usei pra escurecer minhas janelas do quarto, e você pode encontrá-lo facilmente em qualquer gráfica ou local que venda materiais escolares, por exemplo.

- Aí não tem erro, é medir, passar o estilete e depois destacar e por sobre o pedal.

- Nesse caso, dou a dica de colocar 2 camadas do plástico para ficar mais resistente e bem acabado, afinal, o pedal "só vai ser pisado" o resto da vida! :)








PASSO 8

- Pronto, estamos quase no fim, mas, para dar uma segurança maior vamos usar arrebites para prender definitivamente os dois pedais.

- Aqui um "pequeno-grande" detalhe. Usaremos as arruelas pelo lado de baixo para que o plástico não sofra com o "repuxo" do arrebite no momento da colocação do mesmo. E sendo assim, algumas das arruelas provavelmente precisarão ser esmerilhadas para caber dentro da "trama" do pedal. Veja as fotos...











PASSO 9

- Pronto!!!! Após a "arrebitagem" é só colocar o pedal novamente no lugar! Lembrando que o pino que sustenta o pedal entra pelo lado esquerdo, como mostra a foto.



FINISH!!! ;)

- Agora é hora de "sentar o pé"!!!


Vlw!

4 comentários:

Marcus Vin[icius disse...

Caraaaaca maluuuco!!! Muito massa. Até o Anderson Silva pode tocar nessa bateria!!! :D

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Huhuu...Parabéns fera! Show trabalho de engenharia pesado. Felicidades e sucessso...

Bruno_ disse...

Muito massa, vou fazer no meu pedal.