segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MacOSX + Java 7 + Chrome + Banco do Brasil, não funciona!

Pessoal,

Recentemente atualizei o Java do no meu MacOSX Moutain Lion 10.8 e simplesmente o Banco do Brasil parou de funcionar. Dando uma rodada na net, não encontrei nada, mas, fui encontrar no site da própria Oracle/Java um aviso que dizia que o Java 7 só funciona no em navegadores de 64-bits, como o Firefox e o Safari, pois o Google Chrome ainda é 32-bits e por isso não funciona.



Bom, o post é só pra deixar registrado, caso alguém fique perdido em relação a esse assunto.

[]s

==============================

Update: 27/03/13

Após instalar o Update 17 do Java 7, o BB parou de funcionar novamente. Mais uma vez fuçando a net, encontrei esse link (http://www.java.com/en/download/testjava.jsp) que serve para testar se o plugin do Java está ativo no browser.


Nesse caso, ao acessar o referido endereço ele detectou que o plugin estava inativo e bastou clicar no  botão "incative-plugin" que apareceu no centro da página para ativá-lo novamente.

Fica a dica.

[]'s




15 comentários:

Márcio disse...

A Apple soltou um link com instruções de como restaurar o Java 6 no Mac: http://support.apple.com/kb/HT5559

Funcionou para mim.

Unknown disse...

Boa, Márcio!

No meu caso, vou preferir continuar no Java 7 mesmo. Acredito que logo logo o Chrome seja atualizado para 64-bits.

Vlw a dica!

[]s

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá pessoal,

Gostaria de oferecer minha ajuda aos usuários que necessitem de um "help" quanto a utilização do plugin Java no Mac e que utilizam o Banco do Brasil para realizar transaçoes. Sim, você que faz transações bancárias pelo seu Mac e precisa fazer uso do token sabe que isso não pode ser feito ser que o plugin esteja instalado.

Usuário Mac, não sei se você sabe mas a partir da versão 10.7.5 a Apple deixou de incluir o plugin no Java no update. Na verdade, além de não incluir, a Apple também bloqueou o plugin... demorei muito para descobrir isso pois não estou tão familiarizado com a hierarquia de pastas do OSx. Na Internet não tem nada muito claro sobre como resolver esse problema, mesmo em inglês. Em português até o início do mês de novembro deste ano não encontrei nada. Por falar nisso peço desculpas por somente agora está lançando essas dicas.

Bom, chega de blá-blá-blá e vamos ao assunto. Você tem as seguintes opções: continuar com a versão 6 ou atualizar para a versão 7.

- Se você fez o update e deseja voltar o Java 6, siga as dicas abaixo:


1 Open Terminal, located in the Utilities folder.

a. abra o terminal (espero que você saiba o que é isso) e entre com o comando abaixo:
sudo mkdir -p /Library/Internet\ Plug-Ins/disabled


b. agora entre com esse comando:
sudo mv /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin /Library/Internet\ Plug-Ins/disabled


c. vamos precisar mais deste:
sudo ln -sf /System/Library/Java/Support/Deploy.bundle/Contents/Resources/JavaPlugin2_NPAPI.plugin /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin


d. finalmente, será necessário incluir esse comando para reabilitar o Java 6:
sudo ln -sf /System/Library/Frameworks/JavaVM.framework/Commands/javaws /usr/bin/javaws

Sim, eu sei. Você tem o direito de pensar se isso causará problema ao seu sistema. Tudo bem! Esse dica foi publicado no próprio forum da Apple e poderá ser acessado nesse endereço:
http://support.apple.com/kb/HT5559

e. reinicie seu mac.

f. Preste atenção, pois agora vai o "pulo do gato". Se você somente seguir as dicas acima, é bem possível que mesmo após restartar seu mac qualquer aplicação que exija o Java exibirá a mensagem "Plugin Bloqueado". Você precisar ir no diretório "/Library/Internet\ Plug-Ins/disabled" e apagar todas as referência ao Java. Não importa

o que você faça, se você não tirar o plugin Java dentre os itens bloqueados não vai funcionar nem por decreto!

Vamos agora a próxima situação.


- Você fez o update e deseja utiliza a última versão do Java (versão 7).

a. Remova o BBToken instalado na sua máquina

b. Garanta que o Java 7 esteja instalado. Para isso acesse o Terminal e digite:
java -version

Tem que aparece algo do tipo "Java 1.7". Se apareceu, Ok. Caso não, baixe a ultima versão

no site da Oracle: http://www.java.com/pt_BR/download/chrome.jsp?locale=pt_BR

c. Acesse o site http://www.watchdata.com/brazil/BBtoken/. Essa dica foi o pessoal do suporte avançado do Banco do Brasil quem me passou.


d. Faça os downloads dos arquivos "BBToken 10.6&10.7 v1.0.1.pkg" e "usbccid_V1.0.1_Mac_driver.rar".

e. Instale os 2 arquivos

f. Aplique o "pulo do gato" descrito acima. Pode ter certeza que dará certo.

Abs!

Daniel Costa

Unknown disse...

Bom, para fazer o serviço completo é importante acrescentar que o plugin não foi removido sem motivo algum: existem falhas graves de segurança que estão sendo exploradas por usuários mau intencionados. Então pense bem antes de habilitar o Java.

Eu colhi algumas dicas bem interessantes para melhorar a segurança pra quem não pode abrir mão de usar o plugin Java (reduzir chances de ter problemas, na verdade):

1. Instalar um bom antivírus: Mackeeper, VirusBarrier X6 e Kaspersky são boas opções;

2. A dica “áurea” é que o JAVA seja utilizando apenas quando necessário. Uma sugestão que é utilize um browser para navegação em geral com o plugin java bloqueado e outro navegador com java ativado para ser usado somente quando for utilizar os serviços do banco. Ex: Firefox para uso geral e Safari apenas usar com os bancos;

3. EXTRA: o Acrobat Reader também está sendo utilizado como “porta de entrada”. Utilize outro programa. Existem alternativas melhores e mais seguras para mac.

Sucesso,
Daniel Costa

Unknown disse...

Fiz uma atualização no post com um problema que enfrentei esses dias...

[]'s

zaninipaula disse...

nem te conheço mas te amo! obrigada! eu tava aqui pirando já com isso e nem o BB sabe informar como fazer funcionar! :-) thanks so much!

zaninipaula disse...

nem te conheço mas te amo! :-) Obrigaaaaadaaaa! eu ja tava aqui pirando com isso e nem o BB sabe informar o que fazer! Cheers! Valeu! :-)

Unknown disse...

Muito Obrigado Daniel Costa !!!!!

Unknown disse...

Muito boas suas dicas. Eu entrei no navegador digitei java version e descobri que estava desativado. Aliás o atendente do Banco do Brasil também não sabia informar e disse que o problema era da Apple. Depois de encontrar a versão ativei o pluggin e funcionou!!!!!

Unknown disse...

Que bom que o post tem ajudado vocês! Obrigado a todos pelo feedback! :)

Uma sugestão... informem pelo twitter (quem tiver) ao Banco do Brasil. É só soltar uma mensagem indicando o link do site e a hashtag #bb ou #bancodobrasil. Isso deve ajudá-los a melhorar o atendimento ao consumidor.

Vlw pessoal!

Unknown disse...

Pessoal é bem facil, só ir nas preferencias do safari, desabilitar o java, fechar o navegador, abrir novamente e habilitar o Java

Segurança da Informação S/A disse...

Muito obrigado pela dica!!! Funcionou!!! : ) lol