terça-feira, 21 de agosto de 2007

FLEX + RAILS

Sou desenvolvedor desde 1998, ano em que terminei meu curso técnico de informática, durante todo esse tempo desenvolvi basicamente com a ferramenta Delphi e nela fiz mais de 90 sistemas muitos deles ainda utilizados atualmente, mas o tempo foi passando e a necessidade de desenvolver para a WEB foi aumentando.

Assim, comecei desde então a procurar uma ferramenta para aprender e desenvolver para a internet, o detalhe é que todas as que experimentei (asp, asp.net, java...) não me adeixavam à vontade, todas eu achava ter a produtividade muito baixa... talvez por conta de eu ter passado muito tempo desenvolvendo pra desktop, mas certo dia (final de 2005) descobri um framework chamado rails e todos que falavam dele diziam que o mesmo era muito produtivo.

Resolvi então experimentar e ler um pouco sobre o assunto, foi aí que vi uma matéria em uma revista e então percebi que a ferramenta era muito bem contruída e realmente tinha resultado. Desde então comecei a estudar, infelizmente desde 2005 que eu não trabalho diretamente com desenvolvimento, e isso tem me emperrado um pouco para estudar mais sobre o assunto, mas continuei procurando, comprando livros, e no meio disso tudo encontrei alguém comentando em algum blog da vida sobre o como a camada visual da aplicação poderia ser utilizada com FLEX.

Daí resolvi pesquisar sobre o assunto e logo um colega meu falou que para utilizar aquela tecnologia eu precisaria ter um servidor que rodasse aquilo, e isso me deixou muito esapontado, pois a primeira vez que vi algumas telas do flex em funcionamento fiquei encantado. Mas, como eu não queria que aquele sonho acabasse resolvi procurar um pouco mais foi então que conheci a eGenial e logo resolvi enviar um email, veja como foi o contato....

------------------------------
Enviada em: quarta-feira, 27 de dezembro de 2006 11:03Para: info@chapadaodosul.comAssunto: Fale conosco -> Site e-Genial
Nome: Jackson Pires de O. S. Júnior Empresa: -- Menssagem:Olá Carlos Eduardo, Tenho visto muitas matérias suas e tô com uma pequena dúvida... Após 8 anos desenvolvendo
para desktop comecei a desenvolver pra web, e fazendo minhas pesquisas descobri o Rails e o FLEX.. até aí
tudo bem.. minha dúvida é... como vc faz para hospedar o FLEX aqui no Brasil?? Desde já agradeço.
------------------------------

Vejam a resposta...
------------------------------
Olá Jackson Obrigado pelo seu contato,
veja bem, Flex é somente a camada de visualização, client-tier, ou mais conhecido como casca,por tráz você pode usar qualquer linguagem de programação, porque a comunicação é realizada por ORB ou SOAP, ou seja XML vai em XML vem.O ORB ainda é mais inteligente, porque a comunicação é via objetivos, então fica melhor e mais produtivo. Moral da historia, flex roda em quaquer servidor... como eu estou criando aplicações server-side usando ruby on rails, então tenho hospedado em um servidor que suporte ruby on rails, mais nada de diferente acontece se você desenvolver sua aplicação em php, e colocar sua aplicação flex no mesmo servidor.
Bom é isso aê Boa sorte e feliz 2007!
Grande abraçoCarlos Eduardo G. Franco
Analise e Desenvolvimentoe-Genial Soluções Inteligentes http://www.egenial.com.brhttp://www.blog.egenial.com.br
------------------------------

ahhhhh... depois dessa mensagem tudo mudou, fiquei muito empolgado em conhecer mais sobre a tecnologia, mas infelizmente o tempo era sempre curto e eu não estava conseguindo conciliar trabalho, faculdade e ainda estudos extras. Até que um belo dia recebi a mensagem que eu estava esperando....

------------------------------
data 05/04/2007 10:00
Olá Amigos, bom dia,

Tomei a liberdade de enviar este email para todos vocês, para confirmarque o curso de Flex+Ruby on Rails já esta no ar para matrículas. Para mais detalhes Acessem, http://www.curso.egenial.com.br ou http://www.egenial.com.br/curso
Qualquer dúvida, use o formulário de fale conosco do próprio site.
Grande abraço a todos.
Carlos Eduardo G. FrancoDesenvolvimento e análisee-Genial Soluções Inteligenteshttp://www.egenial.com.br

------------------------------
Não medi esforços e fiz minha inscrição, adorei o curso, aprendi muito, e o melhor, fiz amizades.

Agora em meados de Agosto recebi um convite de um colega para palestrar sobre o assunto em um curso técnico, o que me alegrou mais ainda, pois vai ser uma forma de divulgar tudo aquilo que tenho visto durante todo o ano.

Por fim, como estou muito empolgado com o assunto resolvi torna-lo meu tema de monografia e rapidamente consegui convencer meu orientador sobre o mesmo.

Agora espero continuar na jornada e aprender um pouco mais no curso intensivo de FLEX.

Espero que essas palavras possam incentivá-los a estudar/conhecer sobre os assuntos.
;)
abraço a todos.

Nenhum comentário: