terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Instalando o XP no EeePC (Tradução)

UPDATE 02/02/2010: Vejam esse método também!

Recentemente um colega comprou um EeePC da Asus e me perguntou como instalar o XP nele, então procurando na internet achei um how-to legal e já que ia tentar ensinar a ele a usar, resolvi traduzir e disponibiliaar para a comunidade brasileira.

-----

Instalando o XP no EeePC - Uma tradução/adaptação do post original de Ross Carlson mantenedor do blog Jasbone's Thoughts.

-----

Como eu tinha prometido em meu post de ontem sobre como eu amo meu EeePC agora com XP instalado eu quero divagar essa pequena sessão de como eu fiz. Não é difícil mas precisa de algum planejamento e um pouco de trabalho. Dedico uma grande parte deste trabalho a esse post que me ajudou a iniciar.

Pré-requesitos

- Uma pendrive, de no mínimo 1GB.
- Um cartão SD, de no mínimo 16MB.
- Um CD de instalação do Windows SP2
- O software Physdiskwrite (faça o download aqui)
- A imagem do disco de boot (faça o download aqui)
- Um segundo PC com um leitor USB de cartões SD para fazer a configuração acima.

Criando o disco de Boot

Primeiro nós precisamos fazer nosso SD card ser "bootável", então n'soprecisamos ir para o modo DOS e iniciar a instalação do XP. Para fazer isso extraia o physduskwrite.exe para uma pasta no seu PC. Coloque o wxpboot.ima na mesma pasta e insira o seu cartão SD no seu PC. Vá até o diretório e digite:

physdiskwrite -u wxpboot.ima

AVISO: Tenha certeza que você escolheu o número do drive correto quando estiver fazendo isso (ele foi 1 pra mim), se você escolher errado ele limpará todo o seu sistema, isso é muito ruim, então tenha muito cuidado nessa parte. Esse processo tomará somente alguns segundos.

Copie o XP para o pendrive

No próximo passo você precisa inserir sua pendrive no seu PC juntamente com o CD do XP SP2. Copie o diretório i386 do CD para a raiz do seu pendrive.

Iniciando a instalação

Uma vez que você tenha o XP no seu pendrive, insira o pendrive na porta USB do seu EeePC (do lado que tem somente uma (1) porta USB - tenha a certeza que é mostrado como a letra D: depois). Coloque o cartão SD no EeePC e ligue-o. No boot pressione F2 e entre na BIOS - você precisa alterar "OS Installation" para "Start". Pressione F10 e saia da BIOS e reinicie o sistema. Agora será mostrado o boot à partir do cartão SD e em seguida chamará o prompt C:.

Agora você precisa particionar o seu EeePC usando o Fdisk, então no prompt de comando digite fdisk e pressione enter. Você precisará apagar todas as partições do disco (TODAS elas, incluindo as non-DOS). Uma vez que você tenha deletado todas, você precisará criar uma partição primária que será todo drive. Agora saia do fdisk e então nós formataremos o drive com o comando "format c: /s" (the /s torna o disco "bootável" para nós).

Instalando o XP

Aogra que você já tem tudo formatado você pode está pronto para iniciar a instalação do XP. Se você colocou o pendrive corretamente na porta ela será mostada como o dirve D:, então tudo que você precisa fazer é alternar para esse drive e então entrar no direrório i386. Uma vez digitado "winnt" será iniciada a instalação do XP. Na minha máquina eu estou usando um leitor de cartões USB bem antigo com um cartão MiniSD de 2GB para iniciar a instalação. A primeira parte da instalação será a cópia dos arquivos, isso demora uns 15 minutos se me lembro bem. A próxima parte demora um pouco mais.

Finalizando a instalação

E aí, enquanto tempo foi feito? Isso toma um bom tempo, eu aproveitei para jantar, dormir, tomar banhom ir ao trabalho, comer, dormir, tomar banho, ir ao trabalho - então finalmente terminou a primeira fase da cópia dos arquivos de instalação do sistema. Precisei de 48 horas para fazer isso no meu sistema! Eu não tenho certeza exatamente, mas boas notícias para as próximas fases são mais rápidas, menos de uma hora se não me engano.

Drivers

A última coisa que você precisará fazer quando a instalação terminar é isntalar todos os drivers do XP. Felizmente a Asus já provê isso, eu penso que é sofrido uma companhia não vender o XP diretamente na caixa. Inferno, eu não consigo pegar os drivers facilmente para o Alienware, aqueles com o Windows! Então vá à pagina de drivers da Asus e faça o download. A única coisa que não conseguir fazer funcionar foram as chaves da função volume, relamente não sei porque.

Conclusão

Estou esperançoso, pois uma vez usando o XP no EeePC ele trará muito mais benefícios pra você. Eu não quero diminuir o Linux, mas pra mim não é uma plataforma usável. Eu estou deslumbradi como o EeePC roda bem o XP, se o teclado fosse um pouco maior eu penso que usaria ele como meu principal dispositivo em casa (por enquando só quando faço coisas pequenas)

Bem feito Asus, bem feito.

-----

A tradução acima necessita de ajustes, visto que essa é uma das primeiras traduções que faço para tentar aprimorar meu Inglês
. Se você quer contribuir melhorando essa tradução deixe um comentário ou envie um email para jackson.pires [at] gmail.com.

Desde já eu agradeço sua contribuição.

24 comentários:

Júnior e Tati disse...

não funcioanou não, camarada, .....já tentei muitas vezes

Unknown disse...

Olá Amigo, infelizmente eu apenas traduzi o artigo, como eu expliquei no início.

Infelizmente você também é a primeira pessoa que está tendo esse problema (pelo menos que me reportou).

O que posso fazer é pedir pra vc procurar outros blogs... Não é possível que todos estejam errados. :)

Abraço!

www.sostenes.com.br disse...

tome....muito bem respondido....
ele se acha neh.... jah tentei varias vezes...kakakaak

eu acabei de fazer e deu certin, teu pen drive tem que ter a tecnologia U3 cara....

flw.... vamos ser mais humildes como o nosso amigo Jack...

ok CAMARADA...camagada.....
fui...........

Unknown disse...

Vlw pela dica Sóstenes!!!

9minutos disse...

OLá deu certo, fiz com dois pendrives segui as instruções acima valeu, o eeepc que comprei veio com um cd com os drives do windows xp
Parabêns pelo poste

Unknown disse...

Jóia "9minutos"! Bom saber que deu certo!

Maurício Fedatto disse...

O pendrive obrigatoriamene deve ter a tecnologia U3?

Unknown disse...

Pelo que Sostenes falou precisa sim... =/

Unknown disse...

NÃO CONSIGO PASSAR DESTA FASE COPIADA ABAIXO PORQUE NÃO ENTENDO O QUE É "ALTERNAR PARA ESSE DRIVE"

- e você colocou o pendrive corretamente na porta ela será mostada como o dirve D:, então tudo que você precisa fazer é alternar para esse drive e então entrar no direrório i386. Uma vez digitado "winnt" será iniciada a instalação do XP.-
ALGUEM PODE ME EXPLICAR????
OBRIGADA DESDE JÁ

Unknown disse...

Olá Andrea,

Alternar para esse drive" significa digitar no prompt do DOS a letra da unidade dos seu pendrive. Nesse caso seria digitado "d:". Se você não for técnica no assunto te aconselho a chamar alguém para lhe auxiliar.

T+

Unknown disse...

Olá pessoal! Alguem me ajuda por favor?????

Quando dou o boot o diretorio do pen drive fica com a letra B, isso é um problema?

Fiz o seguinte: entrei no diretório B e iniciei a instalação do windows com o comando winnt.exe. A intalação iniciou normalmente e parou após 2 minutos. O led do hd fica sempre aceso como se estivesse processando algo, mas não está piscando. É normal isso?

Está mais de meia hora nesta posição. Será que deu merda?????

Unknown disse...

Olá Depmr!

Veja bem, eu ainda não tive oportunidade de instalar, mas como vc não está usando o smartdrv.exe realmente fica bem lento.
Outra dica seria vc conseguir um adaptador usb/ide e rodar a instalação direto do drive de cd-rom.

vlw!

Sidnei M. Barrentos Jr. disse...

Tentei de prima, funcionou.

Unknown disse...

Cara o meu ta demorando muito... Ta lá "Aguarde copiando arquivos para o disco rigido" a luz do pend drive ta piscando normalmente, ta assim a 5h. Será q deu algo errado?

Maurício Fedatto disse...

Arthur, pode estar demorando assim por conta da velocidade de escrita da sua pendrive. A velocidade de escrita em memórias flash é bastante inferior às memórias magnéticas e criar e finalizar a escrita de arquivos também demora, em qualquer mídia, por conta do índice. Esta instalação do XP contém milhares de arquivos pequenos, o que torna o processo bastante lento. Se sua pen for lenta para escrita é provável que seja por isso.

Unknown disse...

Obrigado Mauricio. Eu comecei a preocupar porque não utilizei o smartdrive.exe que ouvi falar por ae.
Mas como está instalação descrita ae durou cerca de 48h, estou na ativa ainda. A minha ja está com 18h agora!

Maurício Fedatto disse...

No meu EeePC levei 4 horas pra instalar tudo. XP, drivers, Office, avast!, Java Runtime Environment, Launchy, WinRAR, Zune Desktop Theme, Live Messenger, A-Patch, Skype, GTalk, Firefox, Winamp, K-Lite, CCleaner, Picasa e Power ISO, mas meu EeePC não está com os 256MiB de RAM originais, está com 2GiB de RAM. E minha pen é classe 6, grava mais rápidos que as convencionais.

Unknown disse...

Olá Arthur, Maurício

O problema da velocidade eh o smartdrive mesmo. Para ele funcionar basta executá-lo duas vezes... isso mesmo, executando-o duas vezes ficará como double smartdrive. Aí é soh correr para o abraço.

vlw!

Guitar Hero disse...

nao estou conseguindo porque eu nao entendi isso:
*Coloque o wxpboot.ima na mesma pasta e insira o seu cartão SD no seu PC. Vá até o diretório e digite:

physdiskwrite -u wxpboot.ima

----------------------------------
sera q alguem pode me ajudar

Unknown disse...

cstelecom
O diretorio é o prompt, entre na pasta que esta o physdiskwrite e o wxpboot.ima . digite physdiskwrite -u wxpboot.ima. Aki em casa tive que extrai com o winrar o arquivo wxpboot.exe ele axtrai o arquivo wxpboot.ima esse que vc deve colocar junto com o physdiskwrite.
Aki eu tentei duas vezes e assim entrou no smartdrive.exe, esta bem rapido com dois pendrives o boot no markivision e o xp no kingston retratil, ambos de2GB. Brigadão aew pela tradução.

Unknown disse...

isso aew galera ta instalado...foi muito rapido comparado com outras tentativas de blogs diferentes q tentei..demorou umas 3 ou 4 horas..falta agora só os drivers.

Maurício Fedatto disse...

Galera, postei em meu blog um método alternativo que, particularmente, achei bem melhor.
Usa apenas uma um pendrive e é bem mais tranquilo.

Como instalar Windows XP pela USB (Eee PC)
http://anaomanco.blogspot.com/2008/12/como-instalar-windows-xp-pela-usb-eee.html

Carlos Petersen disse...

Este é o tutorial que chegou mais perto da solução, pois é uma nabinha instalar este eee PC.
Olha, no momento em que se faz o boot pelo sdCard, beleza, mas ele não reconheceu o pendrive como uma unidade de cdrom, apesar de reconhc6e-lo como uma unidade de disco.O que fiz e funcionou foi realmente excluir todas as particoes, criar uma nova como C: , formatá-la e copiar a pasta de instalação do xp do pendrive pra dentro de uma pasta no c: com o nome de WINXP, ficando c:\winxp. tudo isto pelo dos, utilizando copy... dureza... a duras penas mas foi o unico jeito que consegui. depois que instalou o XP, meio que de qq jeito, com o windows subindo ficou facil de fazer uma instalacao de reparacao e ajustar o xp.

tomei um laço, mas foi.

sugiro que quem nao sabe o que é DOS nem chega perto deste procdimento.... em uma escala de 1 a 5 de dificuldade, acho que fica em conceito 3 p/ 4... não é pra iniciantes não...

Abraço, e valeu pelo tutorial!!

BrejinhosNet disse...

Oi, não sei se o comentário é pertinente. De vez em quando passo por algumas dores de cabeça, pois faço manutenção nas horas vagas, mas costumo achar um jeito mais rápido e sem rodeios. Só recomendo pra quem tiver experiência com manutenção e não ligar pra supostas garantias. Tire o HD da vítima, monte num PC (a alimentação e o cabo de dados dos HD Sata são idênticos aos dos note/netbooks), faça uma instalação grosseira (sem os drivers) e já aproveite pra salvar os arquivos de drivers e outros. Depois, é só fazer o acabamento. Estou com um netbook Asus aqui na mesa neste momento, com uma partição clonada via Linux, só fazendo os retoques. Se alguém se interessar por detalhes, é só dizer. Abraços!