sábado, 14 de junho de 2008

Rails for Dummies - 02

Documentação é tudo!

Apesar de serem poucas palavras, a frase acima é a mais pura verdade. Não há quem sobreviva no mundo do desenvolvimento sem uma boa documentação, afinal, ninguém vai conseguir "decorar" todos os possíveis comandos de uma determinada linguagem/framework.

Mesmo sabendo disso, muitos ignoram a documentação, e uma boa parte dos ditos desenvolvedores não sabem sequer utilizar a documentação oficial em questão. Olhando por esse lado resolvi falar um pouco sobre a documentação que cerca o Ruby/Rails.

Acessando a página oficial do Ruby podemos notar que eles mesmos indicam vários documentos para a aprendizagem, bem como para servir de referência. Uma das indicações é o link (http://www.ruby-doc.org/docs/ProgrammingRuby/) que é o livro "Programming Ruby - The Pragmatic Programmer's Guide" na íntegra, ou seja, esse documento pode servir como manual para suas futuras buscas. Note que nesse caso o documento está dividido em três seções que ajudam ao desenvolvedor a achar o que deseja.


É claro que para quem está iniciando a programar talvez esse não seja a melhor indicação, mas pra quem já está utilizando o ruby em seu dia a dia, com certeza essa será uma boa fonte de referência.

Ainda em no site oficial Ruby, podemos encontrar as documentações de referências, dentre elas achamos o link (http://www.ruby-doc.org/core/) que é uma das documentações oficiais do Ruby, muito boa por sinal. Nela você encontrará todas as classes e métodos que o Ruby possui.

Pulando agora para o Rails, não seria diferente, temos no prórpio site oficial várias indicações de leitura, dentre elas podemos encontrar o link (http://api.rubyonrails.org/) que é a API oficial do framework Rails. Essa API praticamente terá tudo que você precisa saber para o uso do Rails. Mais uma vez, se você é inciante recomendo outras leituras antes da API, algo como tutoriais para que a idéias se fixem melhor.

Enfim, antes de sair perguntando em fóruns e etc, lembre-se que a internet é um mar de conhecimento e o "manual do bom programador" diz que devemos antes de mais nada pesquisar e pesquisar antes perguntar. ;)

UPDATE 21/06/2008 : Agora podemos contar também com o recém lançado Rails-doc.

----------------
Now playing: Petra - Amazing Grace
via FoxyTunes

Nenhum comentário: