quarta-feira, 15 de julho de 2009

Instalando Gems através do Git

Esse post é uma tradução/adaptação do original "Installing Gems from Git" disponível no Ruby.About.com.

Muitas gems são hospedadas em repositórios git, tais como o repositório público Github. Entretanto, para pegar a última versão, frequentemente não há gems construídas para você instalar com facilidade. Embora, instalar através do git seja fácil.

Primeiro você deve entender o que o git é. Git é o quê os desenvolvedores de código usam para acompanhar o código-fonte e colaborar ao mesmo tempo. Git não é um mecanismo de lançamento de versões. Por isso é importante notar que a versão do software que você pega do git, pode ou não ser estável. Essa não é uma versão lançada, e pode conter bugs que podem ser corrigidos antes da próxima versão oficial.

A primeira coisa que você deve fazer a fim de instalar gems através do git é instalar o git. Essa página do livro do Git explica como fazer isso. É bastante simples em todas as plataformas, e uma vez que é instalado, você têm tudo que você precisa.

Instalar uma gem através de um repositório Git pode ser feito em 4 passos.

  1. Clone o repositório Git.
  2. Mude para o novo diretório.
  3. Construa/Compile a gem.
  4. Instale a gem.


Clone o repositório Git

Na linguagem Git, "clonar" um repositório git é fazer uma cópia dele. Nós faremos uma cópia de um repositório do RSpec no github. Esta cópia será uma cópia completa, o mesmo que os desenvolvedores terão em seus computadores. Você pode até mesmo fazer alterações (embora você não será capaz de "commitar", enviar essas alterações de volta para o repositório).

A única coisa que você precisa para clonar um repositório git é a URL git. Isso está disponível na página do RSpec no github. A URL para clonar o RSpec é: git://github.com/dchelimsky/rspec.git. Agora simplesmente use o comando "git clone" com o URL fornecida.


$ git clone git://github.com/dchelimsky/rspec.git



Isso irá clonar o repositório do RSpec dentro de um repositório chamado rspec. Esse diretório deve sempre ser o mesmo que a parte final da URL clone (menos a parte .git).

Mudando para um novo diretório

Esse passo, também, é muito simples. Simplesmente mude mude para o novo diretório criado pelo Git.


$ cd rspec


Compilando/Construindo a Gem

Esse passo é um pouquinho mais complicado. Gems são compiladas/construídas usando o Rake, usando uma tarefa chamada "gem".


$ rake gem


Embora possa não parecer simples. Quando você instala uma gem usando o comando gem, silenciosamente, "por trás das cenas", alguma coisa está sendo feita de importante: Checagem de dependências. Quando você rodaro comando, ele pode retornar uma mensagem de erro dizendo que precisa instalar outras gems, ou que você precisa atualizar uma gem já instalada. Instale ou atualize essa gem usando o mesmo comando gem, ou instalando-a pelo git. Você pode ter de fazer isto várias vezes dependendo de quantas dependências a gem tenha.

Instale a Gem


Quando o processo de construção/compilação é completada, você terá uma nova gem no diretório pkg. Simplesmente dê o path relativo para esse arquivo .gem com o comando gem install. Você precisará de privilégios de ardministrador para fazer isso no Linux ou OSX.


$ gem install pkg/gemname-1.23.gem


A gem agora está instalada e pode ser usada como qualquer outra gem.


[]'s

Nenhum comentário: