sexta-feira, 23 de maio de 2008

Moodle como ferramenta de gerenciamento de cursos, funciona?

Recentemente comecei minha pós-graduação em Egenharia de Software, tudo bem, eu sei que muitos não dão valor à esse tipo de atitude, mas enfim, decidi fazer.

Mas, o que me leva a escrever esse post é que como a pós é a distância com encontros presenciais de tempos em tempos, eles utilizam o conhecido gerenciador de curso Moodle.


Pra quem nunca ouviu falar, o Moodle se propõe à criar um ambiente onde os alunos e professores possam interagir, nesse caso ele se parece muito com um fórum que sempre utilizamos na Net, a diferença fica por parte de como as coisas são organizadas, tudo tem segue uma cronologia e assim acontece parte do curso.

Eu já tinha utilizado o Moodle em outras oportunidades, uma delas no CDTC, mas, como também utilizei o famoso TreinaTOM, confesso que fiquei "acostumado" com tamanha interatividade, e isso me fez pensar então o porquê da instituição não utilizar essa ferramenta como mais uma forma de interagir com o aluno. Ouvi até falarem que existe uma ferramenta semelhante no prórpio Moodle, isso já seria um começo.

Talvez a maior dificuldade seja infra-estrutura, afinal para deixar um serviço desses rodando é necessário uma boa conexão visto que nesse caso tudo é baseado em streaming, mas, mesmo assim já existem soluções como a do próprio TreinaTOM que aluga seus serviços poupando seu cliente de investimentos com infra-estrutura.

Bom, é só um questionamento, quem sabe daqui a alguns anos isso não aconteça. Na minha opinião a junção dos dois (TreinaTOM e Moodle) seria a combinação próxima à perfeira para ministrar cursos à distância.

É... estou começando a achar que coisas boas são muito fáceis de acostumar e acabam nos deixando mais exigentes...

Abraço!



----------------
Now playing: David Crowder Band - Deliver Me
via FoxyTunes

Nenhum comentário: