sábado, 31 de maio de 2008

Rails for Dummies - 01

Resolvi iniciar uma série intitulada "Rails for Dummies", ou seja, Rails para iniciantes/leigos, obviamente inspirado por diversos livros que existem com esse título "... for Dummies", além de sempre algumas pessoas me perguntarem sobre o assunto, etc.


A idéia, é colocar nos posts sempre algo simples que possa ajudar quem está iniciando com o Ruby/Rails.

Ainda não sei a frequência que vou postar, mas vou fazer como sempre, deixar a mercê da inspiração. :)

Nesse primeiro post vou tentar dar umas dicas de como iniciar no assunto.



Primeiro

Tente ver o Ruby e o Rails de uma forma macro. O Ruby é a linguagem, onde tudo inicia, ou seja, Ruby == Pascal == C == Java, todas elas são linguagens de programação, e como tais, todas tem diversos projetos derivados das mesmas.

Com o Ruby não seria diferente, existem diversos projetos envolvendo essa maravilhosa linguagem, e um deles é o Rails. É claro que talvez o Rails seja o projeto mais conhecido envolvendo Ruby, mas não o único, na própria página oficial da linguagem você pode conhecer alguns (http://www.ruby-lang.org/en/libraries/top-projects/), ou ainda acesse o RubyForge (http://rubyforge.org/), que é a casa oficial dos projetos open-source Ruby.



Segundo

Conheça a história de cada um (Ruby, Rails), verifique como tudo começou. Você vai perceber que na verdade tudo ainda está começando, e, na minha opinião, isso é a melhor parte, pois podemos evoluir junto com eles, e quem sabe até contribuir.

A internet está repleta de conteúdo sobre suas histórias, mas, você pode começar pelo óbvio: aqui e aqui !



Terceiro

Agora que você já sabe como tudo começou, podemos iniciar nosso aprendizado. Primeiramente aprenda a linguagem Ruby. Você vai precisar aprender pelo menos o básico. Para isso existem diversos tutoriais na internet, alguns em inglês outros produzidos aqui no Brasil. Dentre os brasileiros podemos citar o Tutorial do TaQ e o Projeto "Aprenda a programar".

Após conhecer os conceitos da linguagem é chegada a hora de conhecer o Rails. Para isso tome por base que cada versão do Rails (atualmente na 2.0.2) tem suas peculiaridades, e por isso muita gente se enrola quando compra um livro, pois geralmente o livro fala de uma determinada versão do Rails e quase sempre a versão instalada no computador do interessado é diferente da versão do livro. Mas não se preocupe, para isso veja esse post, o mesmo vai te dar algumas direções.

Após entender esse conceito, tente começar a seguir um tutorial, como sempre, existem vários disponíveis na internet, mas de cunho brasileiro podemos citar o do Ronaldo Ferraz, sem dúvidas um dos pioneiros no Brasil.



Apesar de serem poucas palavras, acredito que é uma das alternativas que você pode seguir para começar a aprender o Ruby e o Rails.

A partir da próxima dica vou tentar colocar algumas coisas que passam despercebidas dos olhos do desenvolvedor que está iniciando.

Ahh... aproveito aqui para deixar alguns links com vídeos que podem ajudar na sua "formação" Railer! :)

www.treinatom.com.br/betaEventos
http://fabioakita.com/2007/12/27/videos-da-rejectconf-sp-07-alguns


Até a próxima!


----------------
Now playing: Superchick - Barlow Girls (Space Monkey Lab Mix)
via FoxyTunes

2 comentários:

Thiago Varjão disse...

É isso ai Jack, muito boa essa idéia de uma série pra iniciantes, como sempre vc já tem minha audiência garantida!!!

Abração!

Unknown disse...

Vlw a força garoto! :)