domingo, 27 de dezembro de 2009

Dica de Leitura - A Lógica do Cisne Negro


Algumas coisas tem me feito pensar ultimamente em como agir em certas situações. O livro que acabei de ler (A lógica do cisne negro - Nassim Nicholas Taleb) tem um trecho muito interessante sobre esse tipo de condição que vivemos todos os dias. Transcrevi alguns deles para deleite pessoal de cada um.


============

Preocupo-me menos com o constrangimento do que com perder uma oportunidade.

...

Certa vez, recebi um conselho que mudou minha vida, e que considero aplicável, sábio e empiricamente válido. Meu colega de turma em Paris, pronunciou, enquanto me impedia de correr para pegar o metrô: "Não corro para pegar trens."

Esnobe seu destino. Ensinei-me a resistir à vontade de correr para chegar na hora. Isso pode parecer um conselho muito pequeno, mas ficou gravado. Ao recusar-me a correr para pegar trens senti o valor verdadeiro da elegância e da estética no comportamento, uma sensação de estar no controle do meu tempo, da minha agenda e de minha vida.

...

Portanto, deixe de se preocupar com coisas pequenas. Não seja como o ingrato que ganhou um castelo de presente e preocupou-se com o mofo no banheiro.

============


São palavras simples, mas que quando "olhadas de perto" revelam muita sabedoria.
Aproveito para recomendar a leitura.

[]'s

Nenhum comentário: