segunda-feira, 2 de julho de 2007

Expressões Regulares - REGEX !!!

Olá Pessoal,

Bem, nesse feriadão aqui na Bahia comecei a ler um livro que comprei a alguns dias atrás (Expressões Regulares - Uma abordagem divertida / Aurélio Marinho Jargas).

Pra quem não sabe o que é uma Expressão Regular posso afirmar que esse é um ótimo livro para aprender.

A Expressão Regular ou REGEX é um "Método formal para especificar um padrão de texto - Aurélio Marinho Jargas".

Resumindo, imagine que você tem uma lista com 10.000 nomes de pessoas e precisa encontrar todas as pessoas com sobrenome "Luis". O detalhe aí é que Luis pode ser escrito de várias formas (Luiz, Luis, Luís, Luíz), é aí que entra nossas Regex facilitando assim esse tipo de situação, ela poderia ser escrita como "Lu[ií][sz]" (se não me engano... srrssr.. ) e assim você acharia o que estava procurando facilmente.

Outro contexto onde elas podem ser bem utilizadas para quem programa, é a geração de arquivos para bancos, bem como seu retorno, pois sempre temos que fazer sistemas que interpretem esses arquivos e as Regex ajudam muito.

Bom, o interessante é que quem trabalha na área de desenvolvimento não fique de fora, compre o livro ou leia um dos tutoriais disponíveis na internet (http://guia-er.sourceforge.net/index.html), ou ainda dê uma lida em dois capítulos do livro (http://aurelio.net/er/livro/).

Há, falando ainda do livro o autor está de parabéns pois a linguagem que ele utilizou é ótima para iniciantes no assunto como também para verteranos.

abraço pra todos...

Nenhum comentário: