sábado, 29 de dezembro de 2007

Feliz Kubuntu Novo!!!

Olá PessoaR! :D

Bem, resolvi fazer esse post antes de fazer minha retrospectiva 2007.

Queria apenas comentar que já comecei a realizar meus planos para 2008 :D

Aproveitei o feriadão do Natal e resolvi começar a me libertar do Windows... =) ... é isso mesmo, sempre usei o Windows, apesar dos flertes com o mundo Linux desde 1998 e de ter um NAS aqui em casa rodando o Ubuntu Server 6.06 desde novembro de 2006, mas nunca me senti a vontade com o sistema e também sempre utilizei ferramentas Windows de desenvolvimento, até porque na empresa em que trabalhei por 7 anos (antes da atual) todas as soluções eram Windows então nunca "precisei" usar o bendito.


Bom, mas como tudo no mundo gira, acabei encontrando no novo emprego pessoas empolgadíssimas que utilizam o Linux, assim, comecei a ser influenciado positivamente a adotá-lo como experiência.... aí já viu, comecei a me interessar pelo assunto inclusive por estar estudando tecnologias que são nativas do mundo NIX.

Então, nesse Natal, achei por bem me dar de presente esse desafio. Instalei o Kubuntu no meu note. Na verdade já vinha planejando isso desde 06/2007 mas resolvi adotar a causa apenas depois de me livrar de algumas coisas, uma delas a bentida monografia. =/

Escolhi essa distribuição por diversos motivos, um deles, e talvez o mais forte, a facilidade de uso por leigos encontrada nessa distribuição.

Bom, minha idéia é passar o restante do ano estudando esse novo mundo, e, se por acaso eu desistir no caminho, estarei postando aqui os motivos.... ;) mas, pelo que venho notando, esse negócio vicia.. srrsr..

Hahh.. a instalação do sistema foi tranquila, inclusive de drivers restritos como os da placa wireless Broadcom 43xx e da placa de vídeo ATI Radeon Xpress 200M. Realmente a distribuição atual 7.10 "Gusty Gibbon" algo como "Gibão Valente" facilita a vida do usuário em vários aspectos.

Resumindo, em menos de uma semana, com a ajuda de amigos e da indispensável Web, consegui deixar rodando o que preciso para começar. Todos os dispositivos do Notebook estão funcionando 100%, todas as teclas de atalho do teclado, inclusive a tecla "função", volume, mute, etc. Realmente todas sem exceção funcionam, ahhh.. nesse casso não precisei fazer nada, elas já vieram todas configuradas. A única coisa que precisei ajustar foram as fontes de tela (para ficarem mais suaves), para isso recorri a net e achei diversos posts, mas, o que resolveu mesmo foi esse aqui. Com ele as fontes de tela realmente melhoraram.

Não posso esquecer também de mencionar que instalei o Ruby o Rails e o MySql, e nesse ponto um detalhe importante, apesar de ter instalado tudo pelo "apt-get", de cara o Rails (que foi instalado via "gem") parecia não funcionar, foi aí que dando uma rodada pela net decobri que a tal variável $PATH (muito parecida com o windows) deveria ser configurada, então esse post e esse aqui são uma boa recomendação para os iniciantes como eu. :D


Bom, acho que por enquanto é isso, mais detalhes em 2008. ;) Se Deus quiser é claro.. :D

ahh... esse é o primeiro post que faço no Kubuntu.. ehheh... :D

abraço e um Feliz Ano Novo para todos!!!

Escutando David Crowder Band... no Amarok é claro! ;D

Nenhum comentário: