segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Flickr + Flex = Flickr PhotoAlbum

Conforme falado anteriormente, estou postando sobre uma "aplicação teste" que fiz esse fim de semana.

A mesma trata-se de uma aplicação que utiliza a API do Flickr para fazer álbuns personalizados. O sistema foi desenvolvido apenas com o ADOBE FLEX e algumas bibliotecas para a comunicação com o Flickr.



A idéia desse sisteminha nasceu deu uma conversa com um amigo, onde ele me contava que estava tendo problemas com seu site, pois, o tráfego de dados estava muito alto devido a quantidade de fotos que eram vistas durante o mês, e isso acarretava em pagar por exedente de tráfego de dados todos os meses.

Vendo essa situação e pensando em como resolvê-la, lembrei que o Flickr é um ótimo site de armazenagem de fotografias, e sem dúvida um dos melhores nesse ramo. Lembrei então que ele possuía uma API que possibilitava a criação de aplicações terceiras utilizando os seus recursos.

Assim, comecei a estudar sobre o assunto e em poucas horas já estava entendendo o funcionamento e as ferramentas que eu tinha disponível. Resolvi então esse final de semana colocar a mão na massa e tentar desenvolver um protótipo que possibilitasse a criação futura de um álbum de fotos baseado no Flickr.

Bem, após algumas horas me batendo consegui fazer o que eu precisava (pesquisar as fotos de um determinado usuário baseado em uma tag).

Confira então aqui o preview do "futuro sistema de álbum".


Bom, agora é fazer a perfumaria e publicar no site.

flw!

Nenhum comentário: