sábado, 5 de janeiro de 2008

Kubuntu com Ati Radeon Xpress 200M! Ixe! Será que vai?

Antes de mais nada Feliz Ano Novo a todos!!!

É... parece que estou sobrevivendo. :D

Agora depois de 1 semana e meia com o Kubuntu posso contar algumas das minhas aventuras com ele. :)

Bem, essa semana que passou tive uma experiência muito intensa com o sistema, querendo ou não tenho que ver ela com bons olhos pois aprendi bastante. A história é mais ou menos a seguinte...

Ao instalar o Kubuntu, fiquei doido pra fazer funcionar o famoso Compiz-Fusion. Bom, daí começou a minha aventura, pois, a princípio, o Kubuntu não instala os drivers da Ati, devido eles serem proprietários, e é até de se compreender pois no windows não seria diferente, mas, agora na versão 7.10 existe a possibilidade de ativar o driver direto pela opção de "Drivers Restritos", como mostrado na figura abaixo.


Bem, depois de ativar a opção de drivers restritos, já é possível usufruir dos recursos de 3D da placa, que funciona sem problema algum. O detalhe é que com esse programa não é possível rodar o Compiz-Fusion, pois para funcionar ele precisa que uns "detalhes" funcionem, resumindo, podemos dizer que o compiz-fusion só funciona com o XGL ou o AIGLX , e quando rodado sobre o XGL vai se perder performance, pois o XGL roda sobre o OpenGL tornando-se mais uma camada para ser interpretada pela máquina, ou seja, o ideal é rodar o compiz-fusion através do AIGLX que está embutido direto no driver da placa de vídeo, no meu caso uma Ati.

Bom, mas como nem tudo são flores, o driver da Ati ainda está sendo desenvolvido, estando atualmente numa versão denominada 7.12. Apesar do drama todo é possível instá-lo de diversas formas, uma delas (a menos dolorosa) é através do projeto Envy de Alberto Milone. Através dele fica fácil instalar o driver, pois o mesmo se encarrega de baixá-lo direto do site da Ati e fazer todos os procedimentos, inclusive configurar o arquivo "xorg.conf".

Mas, como nada vem de graça, srrsrsrr, no meu caso não funcionou, a configuração do "xorg.conf" deu pau e eu tive que restaurar o backup do arquivo e desinstalar o Envy.

Me restou então instalar "na mão grande". =/

Baixei o driver mais novo direto da Ati (terríveis 46Mb), e segui o passo a passo do wiki do site.

Depois de tudo feito, tchan, tchan, tchan!!!! Funcionou!!!! :D , mas com um pequeno detalhe, ficou com a resolução de 1024x768 e não 1280x768 (como deveria ficar). :(

A princípio parece uma coisa simples, imaginei que pelo xorg.conf resolveria mas nada feito, fiz buscas e mais buscas na Net, encontrei pessoas com o mesmo problema, e então desisti da brincadeira, acabei desintalando o driver e ativando novamente o do repositório. :(

Bom, vou esperar sair uma próxima versão pra ver se resolvem esse detalhe.

Hahh... Se alguém souber uma solução fique à vontade para me falar.. =P

flw!

UPDATE 20/01/2008


Agora foi.. :D olhem isso.

Nenhum comentário: